1 de set. de 2009

Educaçao Inclusiva

Educação Inclusiva

A Educação é um processo tanto de desenvolvimento de potencialidades dos indivíduos como de preparação para a vida social, de maneira consciente e crítica, através do diálogo, num trabalho humnizador entre o homem e a natureza. A educação inclusiva é um caminho para a formação de cidadãos conscientes e críticos, mas que os tornam capazes de conviver com e compreender o outro, mesmo com suas limitações. É um processo contínuo de aperfeiçoamento do ser humano, cujo objetivo é a busca da felicidade, da harmonia e do equilíbrio nas relações com o outro.
A escola inclusiva não faz distinção entre seres humanos. Não diferencia seus alunos como “perfeitos e não perfeitos”, “normais e anormais” e nem mesmo como “crianças especiais”. Toda criança é especial! A escola deve proporcionar uma educação voltada para todos, de forma que todos os alunos, independente de alguns terem necessidades especiais, tenham condição de conhecer, aprender e viver num ambiente livre de preconceitos, que estimule suas potencialidades e sua autonomia.
A nossa sociedade tem como ascensão social a leitura escrita e oral. Por isto muitas mães de crianças com necessidades especiais dão tanta importância para a alfabetização. Precisamos quebrar este conceito social, explorando outras possibilidades para a criança que não consegue ser alfabetizada.
Existem funções na sociedade que não precisam da leitura escrita ou oral e devem ser exploradas pelo educador. O aluno com necessidades especiais tem o direito de interagir com os demais e vice-versa, para que ambos aprendam a lidar com as diferenças. Este aprendizado, por si só, já vale por todos os outros.
Muitas vezes a escola vê muitas dificuldades em se adaptarem para receberem crianças com deficiências e fazem de coisas tão simples, grandes obstáculos. Toda escola deve se organizar a começar por seu próprio espaço físico e acomodações. Salas de aula, bibliotecas, pátio, banheiros, corredores e outros ambientes. É obrigação do governo e da sociedade tornar este sonho, uma realidade concreta. Além das mudanças no espaço físico da escola, a principal mudança deve acontecer na formação de toda a equipe da escola, preparando todos os funcionários para lidarem com as diferenças com respeito e afetividade.
Educação infantil não é impor algo e sim entender o que cada criança precisa e estimular sua capacidade de aprender. Antes de ensinar, pode se aprender com a criança, principalmente se ela tiver necessidade de cuidados especiais. Ela mesma mostra o caminho. A educação infantil é um processo de troca. Antes de impor qualquer metodologia de ensino ou alfabetização, precisamos aprender com a criança. Devemos saber o que a criança precisa para que possamos colaborar no seu desenvolvimento da melhor forma possível.
Mais do que isso, se mergulharmos na simplicidade e honestidade de uma criança, podemos enxergar mais claramente os desafios e traçar metas mais audaciosas para a pedagogia. Não devemos deixar que essas qualidades ímpares se corrompam com a sociedade. Ao contrário, devemos transformar a educação de forma a potencializar essas qualidades em prol de uma sociedade mais justa, democrática e isonômica, onde não haja preconceito e sim onde aprendamos com as diferenças Uma sociedade pautada pelo respeito às diferenças e pelo que podemos aprender e aprimorar com elas.
A inclusão social é um tema de grande importância para a nossa educação, principalmente para a educação infantil que é a base de tudo. Ainda tenho muito que estudar e aprender. Recomendo este artigo que nos fala de uma maneira clara e objetiva sobre o assunto:

http://educacaodialogica.blogspot.com/2009/05/o-que-e-inclusao-social.html

Maria Helena Andrade do Vale

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